sábado, 27 de agosto de 2011

Biografia - Banda Calypso

  




A banda Calypso foi criada em Junho de 1999, a partir de um encontro. A cantora Joelma deixava a banda Fazendo Arte, para gravar o primeiro CD solo. No estúdio encontrou Chimbinha, músico preferido dos artistas paraenses. Juntos, eles decidiram criar a própria banda, assim, o CD solo da cantora Joelma tornou-se a Banda Calypso.

    Assim, surgiu a Calypso, já iniciando com a gravação do primeiro CD. Os demais integrantes da banda foram convidados depois, para as apresentações e shows. O nome da banda veio a partir do ritmo tocado no sul do Caribe e que no Pará adquire uma cadência próxima ao ska, misturado com levadas como o iê-iê-iê da Jovem Guarda, rock, folk, country, lambada e ritmos de raiz paraense. O resultado é uma música animada e sensual.

    Nos primeiros anos da banda, o trabalho foi mais difundido nos estados do Norte e Nordeste. Conquistando, desde sempre, um público muito fiel. Expandindo contatos de Belém do Pará para Recife o trabalho da Calypso ganhou outra dimensão e começou, pouco a pouco, a atingir o cenário artístico nacional.
   
    Foi em meados de 2004 que a Banda Calypso se introduziu nos roteiros artísticos do Centro-Oeste, Sul e Sudeste. As apresentações na TV passaram a ser constantes, mostrando a grande aceitação do público. Em 2005 a banda já conquistou um nome no mercado nacional e já é difícil encontrar alguém que não conheça o trabalho da Calypso. Desde então Joelma e Chimbinha, não pararam. Têm agenda lotada, com cerca de 300 shows por ano incluindo destinos internacionais como aconteceu em 2005 e 2006 nos EUA e em 2005 em Portugal e na Suíça. A banda Calypso foi escolhida em 2006 como a atração mais esperada para se apresentar no maior evento brasileiro fora do Brasil, o Brazilian Day, e foi em 2005 escolhido como o melhor show estrangeiro nos EUA. Ainda em 2005, a banda Calypso ganhou o prêmio "Revelação Musical" atribuído pela TV Globo. Em 2006, Joelma e Chimbinha foram ainda mais longe e concorreram ao Grammy Latino.

Atualmente a banda Calypso já é referência na música brasileira, com presença garantida nos grandes espetáculos populares como ocorreu no Brazilian Day, Ano Novo São Paulo e Bahia, Teleton, Criança Esperança, entre outros. Também desperta o interesse dos programas nacionais de maior audiência como Domingão do Faustão, Domingo Legal, Caldeirão do Huck, Sabadaço, Boa Noite Brasil, entre outros




Nenhum comentário:

Postar um comentário